Qual é o padrão e como fazer a referência bibliográfica (ABNT)?

April 15, 2020

Quais são os diferentes formatos de referência bibliográfica ABNT?

 

Toda vez que produzimos um trabalho escrito para ser publicado, precisamos apresentar as fontes e referências bibliográficas para os leitores. Entretanto, exite uma formatação padrão para isso, que não é nada fácil para quem não está acostumado. Por isso eu resolvi criar um resumo baseado nas principais dúvidas que alunos e jovens pesquisadores me apresentam. Para publicarmos trabalhos, devemos seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

A ABNT busca padronizar ao máximo o formato das referências bibliográficas. Ainda assim, dependendo da fonte que você utilizar em seu texto, a disposição e até a ordem das informações a serem citadas podem variar.

Essa variação não se limita apenas às obras com formatos distintos, como artigos de revistas, palestras e websites. A simples existência de mais de um autor em um livro, por exemplo, faz com que a citação seja diferente. A seguir, você vai ver como isso funciona na prática.

 

 

I - LIVRO COM UM AUTOR

A citação de um livro com apenas um autor deve seguir o seguinte formato.

 

Como deve ser:

SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.

Exemplo impresso:

GOMES, A. C. Estática romântica: textos doutrinários comentados. São Paulo: Atlas, 1992.

Exemplo on-line:

GOMES, A. C. Estática romântica: textos doutrinários comentados. São Paulo: Atlas, 1992. Disponível em: http://www.terra.com.br/virtualbooks/Lport2/leia.htm. Acesso em: 10 jan. 2002

 

 

II - LIVRO COM ATÉ TRÊS AUTORES

Se o livro em questão contar com dois ou três autores, basta adicionar um ponto e vírgula e incluir o nome e sobrenome do segundo autor. O resultado deve seguir o padrão mostrado abaixo.

 

Como deve ser:

SOBRENOME, Nome Abreviado; SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.

Exemplo impresso:

GOMES, A. C.; VECHI, C. A. Estática romântica: textos doutrinários comentados. São Paulo: Atlas, 1992.

 

 

III - LIVRO COM MAIS DE TRÊS AUTORES

Em casos de mais de três autores, pode ser difícil incluir todos na citação, embora não haja regra que proíba isso. Uma alternativa muito utilizada é a inclusão apenas do nome do primeiro autor, seguido da expressão “et al”, que, em latim, significa “e outros”.

 

Como deve ser:

SOBRENOME, Nome Abreviado. et al. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.

Exemplo impresso:

GOMES, A. C. et al. Estática romântica: textos doutrinários comentados. São Paulo: Atlas, 1992.

 

 

IV - LIVRO COM AUTOR DESCONHECIDO

No outro extremo dos livros com autores demais, temos aqueles cujos responsáveis não são conhecidos. Para citar obras de autores anônimos, o modelo é esse mostrado abaixo.

 

Como deve ser:

TÍTULO EM CAIXA ALTA – Cidade – Editora – ano de publicação – página

Exemplo impresso:

POLÍTICA. In: DICIONÁRIO da língua portuguesa. Lisboa, ed. Priberam Informática, 1998, pag. 254.

Exemplo on-line:

POLÍTICA. In: DICIONÁRIO da língua portuguesa. Lisboa, ed. Priberam Informática, 1998, pag. 254. Disponível em: http://www.priberam.pt/dlDLPO. Acesso em: 8 mar. 1999.

 

 

V - MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES

Por fim, temos as citações a teses, monografias e dissertações. Nesse caso, é preciso, além de especificar o nome do autor, trazer informações como o número de páginas e o ano de apresentação.

 

Como deve ser (impresso):

SOBRENOME, nome. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. (Categoria e área de concentração) – Instituição, Local, ano da defesa.

Exemplo impresso:

LUCK, Heloisa. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010

 

Como deve ser (on-line):

SOBRENOME, nome. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. (Categoria e área de concentração) – Instituição, Local, ano da defesa. Disponível em: endereço on-line. Acesso em: data do acesso.

Exemplo on-line:

BAVARESCO, Agemir; BARBOSA, Evandro; ETCHEVERRY, Katia Martin (org.). Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdefilosofia.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.

 

 

VI - ARTIGO (COM AUTOR ESPECÍFICO)

Se você quer incluir um artigo de revista em suas referências bibliográficas, é importante indicar a página de início e fim da citação. Confira o modelo padrão a seguir. Os elementos essenciais são: título, subtítulo (se houver), local de publicação, editora, datas de início e de encerramento da publicação (se houver), e ISSN (se houver).

 

Como deve ser:

SOBRENOME, nome abreviado. Título do artigo. Título da Revista, (abreviado ou não) Local de Publicação, Número do Volume, Número do Fascículo, Páginas inicial-final, mês e ano.

Exemplo impresso:

TAVARES, Raul. O combate naval do Monte Santiago. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 155, t. 101, p. 168-203, 1953.

 

Caso o artigo que você queira citar esteja disponível na internet, é preciso especificar onde ele pode ser encontrado e o momento exato em que você o acessou.

 

Como deve ser:

SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Nome do site, ano. Disponível em: (link). Acesso em: (data).

Exemplo on-line:

TAVARES, Raul. et al. O combate naval do Monte Santiago. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 155, t. 101, p. 168-203, 1953. Disponível em: http://www.datavenia.inf.br/frame.artig.html. Acesso em: 10 set. 1998.

 

 

VII - ARTIGO (SEM AUTOR ESPECÍFICO)

Se o artigo em questão não contar com um autor conhecido, deve-se especificar o nome do website em que o texto está disponível, conforme exemplo abaixo.

Os elementos essenciais são: título, subtítulo (se houver), local de publicação, editora, datas de início e de encerramento da publicação (se houver), e ISSN (se houver).

 

Como deve ser:

Nome do site. Título: subtítulo (se houver). Nome do site, ano. Disponível em: (link). Acesso em: (data).

Exemplo impresso:

ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA. São Paulo: Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia, 1997- . ISSN 1678-2674

Exemplo on-line:

ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA. São Paulo: Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia, 1997- . ISSN 1678-2674 versão online. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-8650&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 ago. 2013.

 

 

VIII – EVENTO, PALESTRA, CONGRESSO

Inclui o conjunto dos documentos resultantes de evento (atas, anais, proceedings, entre outros). Os elementos essenciais são: autor, título do trabalho, título do periódico, subtítulo (se houver), local de publicação, numeração do ano e/ou volume, número e/ou edição, tomo (se houver), páginas inicial e final, data ou período de publicação, nota indicando o número e o nome do evento, e ano e local.

 

Como deve ser:

SOBRENOME, nome abreviado. Título do artigo. Título do evento, (abreviado ou não) Local do evento, Páginas inicial-final, mês e ano, onde foi apresentado, ano, local.

Exemplo impresso:

GONÇALVES, R. P. M. et al. Aspectos hematológicos de cães parasitados por Babesia canis na cidade de Niterói. Ciência Animal Brasileira, Goiânia, p. 271-273, nov. 2006. Supl. 1. Trabalho apresentado no 3º Congresso do Centro-Oeste de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, 2006, [Brasília, DF].

 

 

IX - CONSTITUIÇÃO FEDERAL OU ESTADUAL

A citação de um trecho exposto em uma constituição federal ou estadual exige que você especifique a região coberta pela constituição, o local em que fica o órgão constituinte, o ano de publicação e a página.

 

Exemplo impresso:

RIO GRANDE DO SUL. [Constituição (1989)]. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. 4. ed. atual. Porto Alegre: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, 1995.

 

 

X - LEGISLAÇÃO COMUM

Já quando a citação se refere a um artigo da legislação comum, o modelo a ser seguido deve ser o apresentado a seguir.

 

Como deve ser:

BRASIL. Lei nº X.XXX, de XX de mês de ANO. Função da lei. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. XX, n. XX, data de publicação do diário onde a lei foi divulgada. Seção, páginas.

Exemplo impresso:

BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002. PL 634/1975.

Exemplo on-line:

CURITIBA. Lei nº 12.092, de 21 de dezembro de 2006. Estima a receita e fixa a despesa do município de Curitiba para o exercício financeiro de 2007. Curitiba: Câmara Municipal, [2007]. Disponível em: http://domino.cmc.pr.gov.br/contlei.5d800061df72. Acesso em: 22 mar. 2007.

 

 

Espero que esse resumo te ajude na formatação do seu próximo trabalho. Fique à vontade para compartilhar.

Forte abraço.

 

Fonte: ABNT NBR 6023:2018 - segunda Edição 2018 - ISBN 978-85-07-07757-2

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Recent Posts
Please reload

© 2017 por Kiko Fernandes. Produzido com Wix.com  

RSS Feed
  • Grey Instagram Icon
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Pinterest Ícone
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now