Dicas para montar ótimas equipes

December 4, 2018

Muitas vezes em sala de aula ou treinamentos corporativos, eu gosto de propor uma dinâmica de montarmos uma equipe de alta performance.

 

Para que você, caro leitor, vislumbre um pouco disso, vamos imaginar a situação na qual você precise compor uma equipe de trabalho para um projeto. Suponhamos que você já tenha uma meta bem definida e um planejamento das etapas e ações. Vamos imaginar também que você possa simplesmente ir ao departamento pessoal e solicitar as pessoas que quiser!

 

Até aqui tudo parece maravilhoso. Agora começa o desafio: você precisa selecionar as pessoas, engaja-las e monitorá-las. Por onde você começa?

 

O que é muito provável de acontecer, é recrutarmos pessoas pelas afinidades que temos em trabalhar com elas. Isso é natural e é uma garantia maior de um clima de harmonia. Ok... o porém disso é que estamos escolhendo as pessoas pelas nossas emoções e não pelo objetivo do trabalho. Por outro lado, podemos pensar nas pessoas com as melhores habilidades e competências para compor nossa equipe, e mesmo que o clima não seja dos melhores, ao menos o resultado será. Certo?!

 

E se eu te disser que o resultado vai depender muito da evolução da sua equipe? E com evolução, eu quero dizer não apenas o andamento das etapas mas também o amadurecimento dos colaboradores. Aliás essa é a diferença entre um grupo de pessoas e uma equipe de pessoas. Toda equipe começa como um grupo de pessoas com nenhuma ou baixa interdependência entre si.

 

 

Uma forma de compor uma equipe é olhando para a urgência. Quando temos muita urgência na entrega de um resultado, contratamos as pessoas que já tem habilidades técnicas para nos atender mais rápido. Esse tipo de equipe, tão rápido quanto se junta, também se separa.

 

Se precisamos de uma equipe para uma duração maior, então precisamos colocar pessoas com potencial de se darem bem trabalhando juntas. E este é o ponto que muitos gestores e líderes pecam: promoção e manutenção dos relacionamentos entre os membros da equipe. Sabemos que outras demandas acabam atraindo mais a atenção do gestor, principalmente se ele não for muito experiente em montar equipes de trabalho. Ele pode superestimar a seleção de pessoas pelas competências técnicas, e subestimar a capacidade de relacionamento entre elas.

 

As equipes de alta performance, assim chamadas as equipes que entregam resultados de grande de excelência e rapidez, são mais complexas do que a soma de seus currículos. São equipes em que as pessoas tem um altíssimo grau comprometimento com a qualidade do trabalho, e sabem que a colaboração mútua entre elas é tão eficiente para a resolução de problemas quanto para a motivação interna da equipe.

 

No desafio de compor uma equipe, você pode escolher as pessoas pelas suas competências técnicas e torcer para que elas se harmonizem em trabalhar juntas, ou então pode oferecer as melhores condições para sua equipe chegar ao grau de amadurecimento e comprometimento necessários para um resultado ótimo.

 

Já que muitas outras coisas tendem a tirar o foco do líder dos relacionamentos entre colaboradores, criei um infográfico com 05 passos básicos para você manter os incentivos ao espírito de equipe e levar seus colaboradores a outro nível.

 

 


Use isso como um esboço e vá adicionando sua própria experiência e estilo de liderança. Eu desejo que você consiga formar as melhores equipes e atinja tanto sucesso como reconhecimento por isso.

Forte abraço!!!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Recent Posts
Please reload

© 2017 por Kiko Fernandes. Produzido com Wix.com  

RSS Feed
  • Grey Instagram Icon
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Pinterest Ícone
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now