Educação em Coaching - parte 2 - como o processo funciona

August 19, 2018

Neste artigo de continuação sobre coaching, vamos falar de maneira geral sobre como funciona um processo completo de mudança de um estado atual para um estado desejado pelo cliente.

Cada pessoa que procura um coach tem suas demandas e necessidades específicas. Um bom coach sabe que é possível aplicar o processo em uma pessoa, um grupo de pessoas e até uma empresa. Deste modo, os processos de coaching são totalmente personalizáveis para cada cliente. Um processo individual difere em algumas ferramentas, abordagem e até método quando comparado com um processo para um grupo de pessoas, que por sua vez difere também do aplicado para uma equipe de trabalho. Para simplificar, vamos descrever o processo de coaching individual, adotado pela grande maioria dos profissionais e escolas de formação, como o exemplo de processo padrão. 

 

De maneira geral, o processo de coaching é estruturado em um conjunto de sessões (entre 08 e 10 sessões). Cada sessão, também chamada de atendimento, é uma reunião privativa entre o coach e seu coachee. Cada encontro tem uma duração média de 02 horas e a frequência desses encontros pode ser semanal ou quinzenal. O ideal é que o coach e coachee possam se reunir a cada semana.

Neste intervalo entre sessões, o coachee tem a oportunidade para amadurecer os assuntos tratados, bem como um tempo oportuno para pôr em prática alguma ação que foi acordada na sessão passada. Um intervalo maior do que 15 dias entre sessões deve ser evitado, pois acarreta numa perda de engajamento do cliente com o seu objetivo, podendo prejudicar o andamento e o sucesso do processo. As reuniões podem acontecer na forma de sessão presencial, de preferência em um local onde o coachee sinta-se o mais confortável e seguro para abordar assuntos íntimos, ou na forma de sessão virtual, através das diferentes possibilidades tecnológicas de vídeo-conferência (chamada de vídeo de aplicativos como Skype, Messenger, Whatsapp e outros). Mesmo neste último caso, é recomendável que o cliente esteja num momento oportuno de privacidade para poder ter uma reunião com uma conversa profunda com seu coach.

 

"O processo completo é composto por 8 a 10 reuniões entre o coach e seu coachee, com duração média de 02 horas cada uma."

 

A extensão do processo completo cobre de 03 a 04 meses, dependendo do caso e da resposta de cada indivíduo. Todas as reuniões são documentadas por meio relatórios que apontam o andamento do progresso, e ao final do processo completo, todos os resultados alcançados são apresentados ao cliente. A grande parte dos resultados são alcançados ainda durante o processo, e são percebidos pelo próprio coachee. As pessoas que fazem parte do círculo de convivência do coachee também percebem as mudanças. Por isso, dizemos que há uma corresponsabilidade no processo de coaching, mas o resultado é de mérito exclusivo do cliente.

 

Há 02 tipos principais de processos segundo o aspecto de vida em que o cliente escolhe seu objetivo. De modo bem simplificado, podemos dividir o processo em: coaching pessoal (de vida) e coaching profissional (negócios). O coaching pessoal aborda, como o próprio nome indica, a área pessoal da vida de um indivíduo, como os seus relacionamentos pessoais. É comum em certos momentos da vida o indivíduo questionar-se de seus propósitos, realizações ou mesmo sentimentos. O coaching pessoal faz o coachee evoluir pessoalmente, identifica seus talentos e habilidades, ajuda a descobrir sua missão de vida, desenvolver sua inteligência emocional, encontrar o equilíbrio pessoal e profissional e viver integralmente. O processo é personalizado para o desenvolvimento das capacidades do cliente, autoconhecimento, pontos fortes e pontos de melhoria, eventuais comportamentos prejudiciais e pensamentos viciantes. Neste caso, o coaching pode ser de Relacionamento, coaching de Emagrecimento, coaching Esportivo, coaching de Comunicação, coaching de Família, coaching de Timidez, coaching de Emoções, entre outros.

 

"O coaching pessoal trata de metas e mudanças na parte pessoal da vida do cliente. Já o coaching profissional foca nas metas e desenvolvimentos da atuação profissional do coachee."

 

No coaching profissional, o foco é na vida profissional do cliente. O coach, através das ferramentas adequadas, trabalha em conjunto com o coachee na busca da aceleração da produtividade, no desenvolvimento de metas e objetivos organizacionais, na potencialização de habilidades e competências, na otimização do tempo, na ampliação das capacidades de liderança e melhor entrega de resultados. Neste sentido podemos ter mais especificamente o coaching de Carreira, coaching de Liderança, coaching de Vendas, coaching de Performance, coaching de Equipes, coaching de Gestores, entre outros.


Ainda dentro do aspecto profissional de atuação do coaching, temos o coaching executivo, que visa a capacitar executivos na sua performance e excelência pessoal e nos negócios. Esse processo mais especificamente assiste o executivo-coachee na identificação de metas, valores, missão e propósito da empresa na qual ele se encontra e nas condições externas à empresa, como mercado ou a economia. O coach executivo objetiva o equilíbrio dos propósitos da empresa e das necessidades humanas do colaborador, além dos diferentes papeis vividos na empresa, na família e na sociedade, considerando também a clareza da missão pessoal e empresarial do executivo-coachee.  Esse tipo de coaching também pode envolver objetivos mais abrangentes, como no caso citado antes, de o coach ter de analisar os resultados de um processo de feedbak 360° com o cliente avaliado. O objetivo é ampliar a percepção do executivo, de modo que possa se tornar ainda mais passível de promoção, em curto espaço de tempo.

 

"Ao final do processo, o coach apresenta um relatório final do desenvolvimento completo do coachee, estado inicial e estado alcançado, bem como todos os resultados mensurados."

 

Espero que tenha sido útil esta segunda parte de educação em coaching, com a estrutura geral dos processos praticado no Brasil e no mundo. Continuamos no próximo artigo. Compartilhe se você gostou! Um grande abraço.

Kiko Fernandes é coach de carreira, palestrante e professor de pós-graduação em gestão estratégica de pessoas e gestão empresarial. Formado em física, mestre em astrofísica pela Universidade de São Paulo - USP, e coach profissional pelo IBC. Sócio-fundador da mkperformance - desenvolvimento de pessoas - dá palestras e cursos em todo Brasil, atendendo pessoas e empresas que buscam a alta performance e eficiência. Visite também: mkperformance.com.br

Instagram: kikofernandes.coach

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Recent Posts
Please reload

© 2017 por Kiko Fernandes. Produzido com Wix.com  

RSS Feed
  • Grey Instagram Icon
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Pinterest Ícone
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now