Educação em Coaching - parte 1 - origem da atividade

August 9, 2018

Nesta primeira parte vamos ver um pouco sobre a origem do coaching no mundo e seu crescimento enquanto atividade de desenvolvimento de pessoas.

 

A definição de coaching pode ser encontrada em diversos livros e páginas da internet. No caso da página de conhecimento compartilhado e colaborativo da Wikipedia, a palavra “coaching” na língua inglesa foi utilizada pela primeira vez na cidade localizada no condado de Komárom-Esztergom, na Hungria, como nome para as carruagens de quatro rodas. Essas carruagens começaram a ser produzidas no século XVI e usavam um sistema de suspensão de molas, tornando o andar muito mais confortável. As famílias mais ricas da Europa passaram a usar essas carruagens mais confortáveis em longas viagens. Durante essas viagens, para não interromper o aprendizado das crianças, os pais colocavam um servo no interior da carruagem, que lia em voz alta o que elas tinham de aprender. Esse servo passou a ser chamado de “coach”. No século XVIII, os nobres universitários da Inglaterra iam para suas aulas, em suas carruagens, conduzidos por cocheiros, chamados também por “coachs”.

 Com o passar do tempo, associou-se a metáfora da carruagem que guiava as pessoas para diferentes locais, com a função do tutor que conduz as pessoas pelos diversos campos do conhecimento. Por volta de 1830, o termo “coach” passa a ser utilizado na Universidade de Oxford para designar o professor orientador ou professor particular, responsável por conduzir e preparar os estudantes para seus exames. Posteriormente a palavra “coach" se tornou bastante popular e utilizada para os treinadores e técnicos de esportistas, e esse termo é usado neste sentido até os dias de hoje.

 

A palavra coaching” refere-se ao processo de orientação e treinamento em si, sendo que o coach” é aquele que conduz esse processo, e por sua vez o coachee” é a pessoa conduzida na direção do objetivo a ser alcançado.

Mais atualmente o conceito de coaching tem adquirido mais abrangência nas diversas atividades humanas. Hoje em dia o coaching é um processo de desenvolvimento humano, que através de reuniões, avaliações e tarefas, leva o indivíduo, que se encontra em um estado atual “A”, alcança um estado desejado “B” de forma muito mais rápida e assertiva do que o faria sem o processo.

 

Um dos primeiros profissionais a usar de forma mais consistente o processo de coaching foi Timothy Gallwey. Nasceu em São Francisco no ano de 1938 e foi um tenista profissional e treinador, que percebeu que os treinamentos convencionais dos atletas não atendiam questões motivacionais e comportamentais dessas pessoas. Então, Tim, começou a reformular completamente a maneira impositiva dos treinamentos esportivos, e em 1974 lançou o livro The Inner Game of Tennis, que se tornou um best-seller de vendas. Em seu livro, Tim afirma que “quando praticamos algum esporte coletivo, nós competimos com dois adversários: o exterior e interior”. Com esta nova forma de encarar o treinamento esportivo, o processo de treinamento gera situações adversas nos esportistas, a disputa resulta no autoconhecimento e superação limitações interiores. Pelo seu trabalho, Timothy é creditado como precursor do conceito de coaching.

 

De modo geral, o coaching atua diretamente sobre uma pessoa ou uma equipe, no caso de empresas que visam o aperfeiçoamento de seus colaboradores e gestores, obtendo a melhoria de sua performance e entrega de resultados. Isso acontece por estimulo e prática para que o cliente consiga mudar suas atitudes, descobrindo o seu maior potencial, e permitindo assim que esta pessoa cresça tanto no campo profissional como pessoal. A essência do coaching é ajudar a pessoa a mudar, orientando-a a caminhar em uma nova direção.

 

Como o coaching visa o aprender com as experiências, liberar o potencial e maximizar a performance, ele é fundamentado em diversas áreas do conhecimento, como psicologia, administração, gestão, neurociência, planejamento estratégico, entre outras. O coach utiliza um mix de técnicas, ferramentas e processos de altíssima eficácia, para que seu cliente desenvolva as capacidades e habilidades que o fará alcançar resultados extraordinários na direção de seus objetivos. O trabalho inicia-se pela avaliação do estado atual do cliente – o coachee. Juntos, coach e coachee estabelecem um panorama da situação de vida no presente e entendem quais são os pontos nos quais o cliente gostaria de efetuar uma mudança. Com isso é possível definir um o objetivo que o coachee irá alcançar. Embora o panorama de vida do coachee possa ser bastante amplo, esse objetivo a ser alcançado é mais específico no acordo entre coach-coachee. Ele pode ser tanto um objetivo voltado a um aspecto no campo profissional (como uma conquista profissional ou de carreira) como um objetivo no campo pessoal (como uma realização pessoal). A versatilidade do coaching permite que ele seja utilizado em áreas tão diversas como a gestão do tempo, o relacionamento interpessoal ou intrapessoal, o trabalho em equipe, a motivação de equipes, comunicação, liderança, performance e outras; como também as questões de natureza mais íntima, como autoestima, mudança de hábitos, ressignificação de valores. O importante é que o objetivo escolhido pelo coachee tenha um impacto direto na melhora na sua qualidade de vida.

 

Espero que tenha sido útil esta primeira parte de uma série de artigos sobre o surgimento e exercício do coaching no Brasil e no mundo. Continuamos no próximo artigo. Compartilhe se você gostou! Um grande abraço.

Kiko Fernandes é coach de carreira, palestrante e professor de pós-graduação em gestão estratégica de pessoas e gestão empresarial. Formado em física, mestre em astrofísica pela Universidade de São Paulo - USP, e coach profissional pelo IBC. Sócio-fundador da mkperformance - desenvolvimento de pessoas - dá palestras e cursos em todo Brasil, atendendo pessoas e empresas que buscam a alta performance e eficiência. Visite também: mkperformance.com.br

Instagram: kikofernandes.coach

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Recent Posts
Please reload

© 2017 por Kiko Fernandes. Produzido com Wix.com  

RSS Feed
  • Grey Instagram Icon
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Pinterest Ícone
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now