As Linguagens do Amor

August 2, 2017

Entender os próprios sentimentos não é uma tarefa muito fácil. Mais difícil ainda é entender os sentimentos dos outros. Talvez por isso seja tão complicado entendermos as demonstrações de afeto que as pessoas têm por nós e porque as nossas demonstrações não são sempre bem entendidas.


Uma reclamação muito comum entre parceiros que se amam é: ele ou ela não me entende! E quando escutamos um pouco mais desse “não me entende”, vemos que as pessoas não entendem os gestos de carinho e amor que sejam muito diferentes do que elas esperam. Se duas pessoas se amam, porque as vezes o dizer ou o demonstrar não basta?


Essa foi a motivação do Dr. Gary Chapman ao identificar as diferentes maneiras através das quais as pessoas comunicam seu amor. Ele percebeu que as pessoas entendem e percebem os gestos de amor de 5 formas diferentes. Algumas pessoas são mais de falar sobre os sentimentos, outras são mais de abraçar e fazer carinho, já outras são mais de cuidar e ajudar com ações. Na prática, todas as pessoas têm um pouco dessas 5 formas de entender o amor, mas sempre temos uma ou duas formas prediletas, e quando nosso parceiro não entende isso, aí começam os problemas de comunicação.

 

 

 1.    Palavras de afirmação: são importantes para as pessoas que gostam de expressar verbalmente o que sentem. E também entendem melhor quando ouvem palavras de afirmação. São palavras carinhosas, que demonstram atenção, consideração e cuidado com a pessoa amada. Por exemplo, elogios verbais como "O jantar estava ótimo!"; ou afirmações como "Essa roupa ficou linda em você!" ou ainda incentivos como "Fique tranquilo(a), vai dar tudo certo!", fazem toda diferença.

 

2.    Tempo de qualidade: é quando se dedica um tempo exclusivo, ainda que pequeno, sem interrupções para dar atenção a alguém. Conversas de qualidade, um passeio na praça, um café em um lugar diferente ou até mesmo assistir um filme no sofá de casa. Na verdade, não importa muito o que se faz, e sim com quem se faz.

 

 

3.    Presentes: neste caso, o que menos importa é o valor financeiro do presente. Você pode colher uma flor, comprar uma pizza, dar uma caixa de bombons etc. Para a pessoa que se sente amada nessa linguagem, estes simples gestos significam: "Ele(a) se lembrou de mim - pensou em mim".

 

 

4.    Gestos de serviço: Nesta linguagem, o que você faz fala mais alto. Lavar a louça do jantar vale mais do que aquela caixa de bombons finos que você comprou para ele(a); consertar a fechadura é mais importante do que levá-la(o) ao cinema; levar o lixo para fora é mais relevante do que ouvirem músicas românticas.

 

 

5.    Toque físico: o importante é saber quando, como e onde tocar a pessoa. Exemplos: dar beijos em momentos que ele(a) não espera; colocar a mão em seu ombro em uma situação difícil; abraçá-lo(a) de forma aconchegante quando ele(a) sentir medo ou insegurança.

 


 

O Dr. Chapman, em seu livro “As 5 linguagens do amor”, distingue essas formas de expressar amor, e explica a importância da aprendizagem das linguagens, a fim de melhorar a empatia com aqueles que nos rodeiam. Isso não serve apenas para parceiros românticos, mas também para a família, amigos e colegas de trabalho. 


Cada pessoa melhor oferece e recebe amor de dentro da sua forma predileta de se expressar. Ao olhar para si mesmo e seu parceiro e realmente compreender as maneiras em que cada um expressa e interpreta amor, você pode começar a fortalecer o vínculo que compartilham.
Então, mesmo que você se identifique com uma forma predileta de expressar e receber gestos de amor, lembre-se que as pessoas podem ser diferentes de você. É importante você identificar qual a linguagem principal das pessoas que te rodeiam. Pois, ainda que você diga várias vezes "eu te amo" dentro da sua linguagem, as pessoas podem continuar sentindo falta de algo. Use a linguagem correta e se aperfeiçoe a cada dia, ao colocá-las em prática. Você verá que seus relacionamentos vão se tornar muito mais saudáveis e fortalecidos.

 

Ponha em prática o “eu te amo” da forma que o outro gostaria de receber!

 

Ps: se você quiser descobrir sua linguagem de amor, entre em contato comigo ou procure um coach de sua confiança. Seja feliz!
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Recent Posts
Please reload

© 2017 por Kiko Fernandes. Produzido com Wix.com  

RSS Feed
  • Grey Instagram Icon
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Pinterest Ícone
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now